Espólio ferramental de carpinteiro de Manuel Sangalhos
Hoje em dia trabalha-se a madeira quase só com instrumentos eléctricos, mas a verdadeira arte da madeira inicou-se com instrumentos diversos que carregam séculos de história.
Este vídeo mostra o Espólio ferramental de carpinteiro de Manuel Sangalhos onde podemos observar instrumentos que quase desapareceram nos dias de hoje. Entre outros são-nos mostrados ferramentas tais como: serra de mastigar, serra de rodear, suta, galgador de madeira, arco de pua, garlopa, cantil (de vários tipos), esquadro, maço, serrote de ponta, serrote de costas, enchó, serrote ordinário, berbequim manual, palheto, guilherme, esmoril manual, junteira, graminho cortante, compasso, serrote de ponta, plaina, grosa, cravo, goiva,…
Um vídeo em português por João Cortesão que tem o blog Coisas da minha terra, onde divulga o património e a história de S. Silvestre – Coimbra. Sugere-se uma visita 🙂
4 Respostas
5 destaques no Bricolage Total - Vídeos | Bricolage Total
26 de Fevereiro de 2009 às 10:37 am
1[…] Espólio ferramental de carpinteiro de Manuel Sangalhos – mais um excelente vídeo português onde se descrevem ferramentas que hoje já pouco se usam, […]
Pedro Daniel Tomé
6 de Abril de 2009 às 2:34 am
2É de facto um excelente vídeo (e que ainda por cima é “nosso”…) Adorava ter por perto alguém que me ensinasse um pouco pelo menos de Carpintaria..Herdei algumas ferramentas do meu habilidoso e polivalente avô paterno, que deixando os seus pares e familiares na Beira Baixa, veio até ao distrito de Aveiro trabalhar como mestre de obras da const/ civil, e em casa “desenrrascava”tudo o necessário com as suas humildes ferramentas de carpinteiro. Não me deixou fortuna. Antes um punhado de ferramentas gastas, excelentes exemplos de cidadania, fraternidade e honestidade. Estou à distância de anos-luz dele, em muitos aspectos. Vejo-o e revejo-me nas ferramentas que o avô Joaquim me deixou. Sim, adorei este vídeo que evoca muitas memórias e um Mandamento:” ganharás o pão com o suor do teu rosto…”
Obrigado a todos os que fizeram esta Obra e ma deixaram para meu deleite.
P.Tomé na Gafanha da Nazaré, Ílhavo
a 6 de Abril de 2009
JOliveira
6 de Abril de 2009 às 11:44 pm
3Olá Pedro!
Bem-vindo a este espaço.
Obrigado pelo comentário e pela forma como as suas palavras dão um toque especial ao vídeo em destaque.
Até breve,
Joliveira
Manuel Gomes
19 de Dezembro de 2010 às 11:01 am
4Tenho muitas ferramentas antigas de carpinteiro marceneiro, mais de 200 peças, não sei o que é, uma serra de mastigar, gostaria que me informasse o que é se possivel.
Manuel Gomes São Pedro da Cova
RSS para os comentários deste artigo
Partilhe os seus comentários